Mil e uma desculpas para ir já para Monção

Monção é uma vila raiana no distrito de Viana do Castelo. É sede de um município com 24 freguesias. Está localizado a dois quilómetros do município galego de Salvaterra do Minho, ao qual está ligado por uma ponte sobre o rio Minho.

Monção notabiliza-se pela riqueza dos recursos naturais, património, costumes, tradições, festividades, gastronomia, vinho alvarinho e desporto.

Destacamos:

GASTRONOMIA

O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada, o cordeiro assado à moda de Monção, conhecido como a “Foda à Monção” e, na doçaria, as delícias conventuais das “barriguinhas de freira” e os populares papudos e roscas.

VINHO ALVARINHO

Destaca-se ainda o vinho Alvarinho, suporte de identidade cultural e histórica do concelho. De extrema singularidade e qualidade elevada, o Alvarinho é considerado um dos melhores vinhos brancos do mundo.

RECURSOS NATURAIS

A Natureza é uma presença constante em Monção, encontrando-se paraísos de grande beleza. Destacam-se o grande monólito granítico Penedo da Toca; o Rio Mouro, de pequeno caudal, águas límpidas e espelhadas; os espaços verdes Caldas de Monção e Costa da Lomba e as margens do Rio Gadanha e Rio Minho.

** Nota: Fotos retiradas do website e do Facebook da Câmara Municipal de Monção.


Partilhar

Imagem rodapé

© 2023 LC Domingues - Todos os Direitos Reservados | Legal | Comunicação com alma by Comunicação global: Design Estratégia Marketing Publicidade Internet