Melgaço: Porta para o Gerês, Roteiro Gastronómico e Alvarinho

Melgaço é uma vila raiana portuguesa no distrito de Viana do Castelo. É sede de um concelho, com 13 freguesias. O município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Arcos de Valdevez, e a oeste por Monção.

Melgaço notabiliza-se pela riqueza dos recursos naturais, património, costumes, tradições, festividades, gastronomia, vinho alvarinho e desporto.

Destacamos:

RECURSOS NATURAIS

Uma das portas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) encontra-se localizada na zona de Melgaço. A Porta de Lamas de Mouro está vocacionada para a receção, recreio e informação dos visitantes do PNPG. Destaque para os garranos, os cavalos selvagens do Gerês. Existem ainda diversos espaços verdes e zonas de lazer que podem ser desfrutados, como o Campo das Veigas, Lages, Veigas ou a Eira de Sante. Em Castro Laboreiro encontram-se diversos trilhos terrestres, lagoas e cascatas de águas transparentes, paisagens agrícolas e montanha.

LOCAIS A VISITAR/ PATRIMÓNIO

Existem diversas atrações turísticas a visitar. Destacam-se a Capela de Nossa Senhora da Orada; o Museu do Cinema de Melgaço; o Espaço Memória e Fronteira; o Castelo de Melgaço; o Castelo de Castro Laboreiro; o Parque Termal do Peso e a Igreja Matriz de Melgaço.

GASTRONOMIA

Dos artefactos tradicionais às cozinhas modernas, Melgaço é um local privilegiado para saborear a rica gastronomia que vem de séculos atrás. Aqui sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos gastronómicos de Melgaço características de fidelidade a tradições já esquecidas noutros lugares e dotados de requintado e irresistível sabor. O que tem mesmo de provar: lampreia com arroz à bordalesa, frita com ovos ou assada; cabrito assado no forno de lenha; sarrabulho; grelos com rojões; trutas do Rio Minho abafadas; bifes de presunto e presunto e enchidos.

ALVARINHO COM ROTA PRÓPRIA

O Vinho Alvarinho, produzido na Sub-Região de Monção e Melgaço, dispõe de uma Rota própria, implementada pela Câmara Muncipal de Melgaço em parceria com diversos agentes locais com o objectivo de, conjuntamente, dinamizarem o potencial enoturístico do concelho.

A Rota do Alvarinho tem como aderentes as  adegas de vinho Alvarinho: Quinta do Reguengo, Quinta de Soalheiro, Quinta das Touquinheiras, Casta Boa, Quinta da Pigarra, Quintas de Melgaço e Fontainha de Melgaço; das unidades hoteleiras: Monte Prado Hotel & SPA, Hotel Rural Quinta do Reguengo, Casa da Granja, Casa de João Alvo, Casa do Barreiro (TER), Albergaria Boavista, Albergaria Mira Castro;  dos restaurantes: Panorama, Adega do Sossego, Boavista, Mira Castro, Foral de Melgaço e Chafarix: das enotecas/comércios Solar do Alvarinho e Artes – Centro de Artesanato, dos espaços museológicos e do Centro de Interpretação da Porta de Lamas de Mouro, e das empresas de animação turística Melgaço Radical, Draftzone e Ecotura.

 

** Nota: Fotos retiradas do website e do Facebook da Câmara Municipal de Melgaço.

Partilhar

Imagem rodapé

© 2023 LC Domingues - Todos os Direitos Reservados | Legal | Comunicação com alma by Comunicação global: Design Estratégia Marketing Publicidade Internet